Nossos Fundadores - Edith e Stig Ibsen

Stig Roland Ibsen nasceu em 12 de setembro de 1927, em Estocolmo (Suécia). Já Edith Canto Nóbrega era brasileira e nasceu no dia 25 de agosto de 1924, em Botucatu (SP). 

Stig chegou no Brasil ainda criança, com 12 anos, indo morar na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, também morou no Rio de Janeiro e, finalmente, em São Paulo – capital.

Iniciou seus primeiros passos no espiritismo na década de 50, quando passou a ampliar seus conhecimentos sobre a doutrina, com dedicação e estudo. 

Em 1952, casou-se com Edith Canto Nóbrega Ibsen, sua companheira de todos os momentos. Desde então, o casal também se uniu para ampliar os conhecimentos na doutrina espírita. 

Stig e sua esposa Edith vivenciaram intensamente o espiritismo. Constantemente, o casal viajava para Uberaba (MG) para encontrar com o médium Francisco Cândido Xavier, com quem mantiveram laços estreitos de amizade e estimado respeito. Quando não estavam presentes, mantinham contato por cartas, trocando experiências e aprofundando os estudos na doutrina. 

Uma das mais importantes obras do espiritismo, o livro Desobsessão (1964), ditado pelo espírito de André Luiz e psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, representa um divisor de águas na doutrina por trazer esclarecimentos acerca das atividades e funções mediúnicas, inserindo um sistema organizado dentro de uma nova metodologia de trabalho nos centros espíritas.

Na época, o médium espírita, Francisco Candido Xavier, sob a instrução dos Espíritos Maiores representados por Emmanuel e André Luiz, aconselhou os amigos espíritas da época a organizarem a aplicação do método, que foi minuciosamente detalhado no livro Desobsessão, em suas instituições. Com sua maneira mansa e amorosa de ser, Chico Xavier, obedecendo ao comando dos Espíritos Maiores, convidou os médiuns comprometidos, com auxílio ao semelhante, a conhecerem o novo método.

Junto a muitos destes convidados, o casal Edith e Stig, amigos pessoais do médium, em visita a Uberaba, receberam a orientação da Espiritualidade Maior para organizarem em São Paulo um grupo que atuasse nos moldes descritos no livro. Para tanto, receberam a assistência pessoal do espírito de Auta de Souza, poetisa brasileira do século XVIII, que se comprometeu a assisti-los de forma familiar e constante, por laços do coração e comprometimento com a verdade do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Surgiu, então, o Grupo Espírita Auta de Souza em 12 de setembro de 1964, que com o passar do tempo, cresceu em tamanho e benefícios aos assistidos. 

Após 20 anos de existência, o mesmo abnegado casal Ibsen, decidiu formar novo grupo, dando continuidade à expansão dos serviços assumidos, com os mesmos objetivos de assistência a mente humana e funcionando através do método pedagógico oferecido pela Providência Divina. Ocorreu, então, a fundação do Centro Espírita Auta de Souza (CEAS), em 18 de outubro de 1984. Atualmente, o CEAS está situado à rua Padre Machado, 345, Vila Mariana, São Paulo (SP).

Os Associados do CEAS trazem, como compromisso básico, a manutenção da aplicação do método descrito no livro Desobsessão, em qualquer tempo ou circunstância, em obediência aos honrados desígnios dos Espíritos Superiores.

Com vida extremamente ativa no espiritismo, em 1972, o casal fundou a primeira livraria espírita do Brasil, fora das dependências de um centro espírita. Sediada no centro de São Paulo, a Livraria, Distribuidora e Editora Espírita Boa Nova, era uma “livraria de rua”, que também distribuía livros para todo o Brasil. Este local tornou-se um ponto de encontro de estudos espíritas, busca de informações e conversas fraternas. 

Como estudioso da doutrina, Stig participou da organização de diversas obras espíritas e trabalhou, incansavelmente, na divulgação do espiritismo.

Juntamente com Clóvis Tavares organizou uma bela obra de poesias espíritas, com o título Auta de Souza, a gentil mensageira do amor. Este livro reuniu uma coletânea de poemas da poetisa, psicografadas por Chico Xavier. Stig foi responsável pelas pesquisas bibliográficas e Clóvis Tavares pela biografia. Obra de extrema sensibilidade.

Organizou o livro Chico Xavier por ele mesmo.

Stig também psicografou e publicou em livretos para distribuição sob o título

Fragmentos de uma Mensagem a um Irmão de Criação. 

Além disso, organizou obras de Francisco Candido Xavier em catálogos. E ainda contribuiu com diversas publicações, com esclarecimentos da doutrina espírita.

Em 5 de fevereiro de 1995, Stig desencarnou. 

A partir do seu desencarne, Edith Canto Nobrega Ibsen assumiu a direção do centro espírita e a administração da livraria por mais alguns anos.

Ela atuou por mais de 10 anos à frente do Auta e desencarnou em 16 de junho de 2005. 

Toda diretoria e equipe de médiuns são eternamente gratos aos fundadores do Auta de Souza por abrirem as portas desta casa espiritual, que acolhe, esclarece e transforma, mostrando a vida verdadeira pelo caminho do amor e da máxima: “fora da caridade não há salvação“.

Gratidão a estes que desbravaram o caminho para que muitos hoje palmilhando os seus passos possam percorrer.

 

 

Referências:

AUTA DE SOUZA – Francisco Cândido Xavier, Espírito Auta de Souza – Pesquisas biobibliográficas: Stig Roland Ibsen, Prefácio e biografia: Clóvis Tavares, 1980.

http://www.espiritualidades.com.br

Memórias Afetivas.