O Pentateuco Espírita
São consideradas as obras básicas do Espiritismo, sendo também referidas como livros da Codificação Espírita. O conjunto é composto por cinco livros: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
A obra foi criada com base na orientação do Espírito da Verdade, publicada pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868.
Boa Leitura
O Livro dos Espíritos
Publicado em 1857, composto de perguntas e com respostas dos espíritos, contempla os princípios da Doutrina Espírita, onde trata detalhadamente sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade.
O Livro dos Médiuns
Publicado em 1861, pode ser considerado o Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores, pois orienta a conduta prática das pessoas que exercem a função de intermediar o mundo espiritual com o material. Contém os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da Mediunidade, as dificuldades e os obstáculos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Publicado em 1864, trata-se da parte moral e religiosa da doutrina espírita e ensina a teoria e a prática do Cristianismo, contempla a explicação das máximas morais do Cristo, em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. Nos apresenta e conduz à Fé inabalável que é única que pode encarar a Razão, em todas as épocas da Humanidade e à Fé raciocinada que é o caminho para se entender e vivenciar o Cristo.
O Céu e o Inferno
Publicado em 1865, que pode ser considerado como explicação da Justiça Divina Segundo o Espiritismo, onde examina a existência do céu e do inferno e as teorias sobre o sofrimento no fogo do inferno, esclarecendo que se trata de uma ilusão. Apresenta o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas, entre outros, onde são apresentados numerosos exemplos acerca da situação real da alma, durante e depois da morte.
A Gênese
Publicado em 1868, faz o estudo de como foi criado o mundo, e o que é o universo. Relata os milagres e a predições, segundo o Espiritismo. É o resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. Onde a Ciência é chamada a constituir a Gênese, de acordo com as leis da Natureza e Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela revogação delas.